quarta-feira, 5 de junho de 2013

10 profissões para quem gosta de escrever

1

A famosa Guia do Estudante, que publica todo tipo de material para estudantes – principalmente vestibulando -, lançou uma interessante lista que gostaria de compartilhar/discutir com vocês. Digo isso pois sei que muitos dos nossos leitores praticam tal profissão e podem esclarecer mais detalhadamente sobre. Ainda acrescentaria aqui, com o “direito” de pontuar a atividade que já é considerada profissão: a de blogueiro.
Como sou uma, posso afirmar que escrever é parte óbvia desse trabalho. Não foi assim que comecei. Meu caminho foi inverso: por amar escrever e estar, inclusive, revisando meu livro, queria me expressar mais. Abrir uma área onde não apenas eu, mas, outros colegas pudessem alcançar mais pessoas com o que julgam importante ser dito – e geralmente não o é. Assim, me tornei blogueiro. Para mim, escrever apenas narrativas não completa aquilo que desejo. Gosto e escrevo sobre tudo aquilo que me convém e me cabe.
Enfim, não convém destilar muito sobre o assunto, mas, blogueiro também é, ao meu ver, uma profissão para quem gosta de escrever. E vocês? Quais mais foram esquecidas? Lembre-as! Comente se a sua profissão utiliza a escrita etc. Espero que gostem da matéria e discutamos sobre;
1

CIÊNCIAS SOCIAIS – É o estudo das origens, do desenvolvimento, da organização e do funcionamento das sociedades e culturas humanas. Com toda a bagagem teórica adquirida com o passar do tempo, é natural que esse profissional queira compartilhar seu conhecimento escrevendo textos.


1

CINEMA E AUDIOVISUAL – É a elaboração e a produção de audiovisuais artísticos, documentais, publicitários, institucionais ou jornalísticos para veiculação em diversas mídias, como cinema, internet, tv aberta e a cabo e circuitos fechados de programação. Como toda produção tem um roteiro, esta profissão é ideal para quem gosta de escrevê-los.


1

HISTÓRIA – É o campo do conhecimento que estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano. O profissional naturalmente, pode compartilhar o seu dia a dia e suas experiências em textos.


1

JORNALISMO – O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam.

1

LETRAS – É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O profissional pode se dedicar à escrita profissional, trabalhando para editoras.


1

PRODUÇÃO EDITORIAL – É o conjunto de atividades envolvidas na edição e na publicação de obras impressas ou eletrônicas. Por ser responsável pela produção de conteúdo, este profissional pode se dedicar à redação e edição de textos.


1

PUBLICIDADE E PROPAGANDA – O publicitário cria, realiza e divulga campanhas e peças publicitárias, procurando a melhor forma de apresentar um produto ou serviço ao consumidor e promover sua venda. Como comunicador, este profissional tem autonomia para redigir peças publicitárias, como roteiros de comerciais de TV, por exemplo.


1

RÁDIO E TV – São as atividades ligadas à criação, à produção, à edição e à direção de programas de rádio e TV. Esse profissional se envolve na elaboração e na veiculação de programas jornalísticos, esportivos ou de variedades, exceto nas atividades reservadas a jornalistas e atores, como reportagem e dublagem. Ele monta a programação da emissora, redige roteiros, produz e edita programas.


1

TEATRO – É o conjunto de técnicas usadas na criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O profissional usa os movimentos corporais e a voz para representar personagens e transmitir ao público histórias, ideias e sentimentos. Está habilitado ainda a dirigir e escrever peças teatrais, novelas e filmes, bem como fazer críticas em veículos de comunicação e elaborar obras didáticas.


1

TRADUTOR E INTÉRPRETE – É a transposição do significado de textos e de falas de um idioma para outro. O tradutor faz a versão escrita de livros, documentos e textos em geral de uma língua para outra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *