quinta-feira, 6 de junho de 2013

ELENA: Um filme, um documentário ou uma história de vida? Um poema, um relato ou uma narrativa?

elena-abre
“Precisamos encenar nossas mortes, para poder viver”



Impossível categorizar Elena. A obra da cineasta e atriz Petra Costa nos traz uma rede de memórias e afetos. A busca pela irmã na cidade de Nova York nos brinda, na verdade, com a busca de uma mulher por si mesma, por tecer o fio de uma história que se desalinhou e precisa ser costurada para ser revivida, rememorada, elaborada e pranteada.
Pode-se arriscar dizer que o documentário nos oferece uma viagem ao inconsciente, que busca nas imagens, nos sons, em fragmentos de memória, artifícios para armazenar e vivenciar experiências. Não há uma “trama”, não há um desfecho único ou um ápice narrativo. O filme todo é ápice. Ficamos absortos no cinema, alguns desconfortáveis, é fato, porque não temos mais o costume de vivenciarmos experiências cinematográficas da ordem do corporal, como é Elena. O que se vê hoje são blockbusters, filmes de ação, grandes efeitos especiais. Elena é um fenômeno por isso: Porque é singelo, porque em suas cenas o corpo é o enredo, a busca pelo resgate de si mesmo é o personagem principal.
Antes de Elena, Petra dirigiu e produziu o curta Olhos de Ressaca, um retrato poético sobre o amor e o envelhecer contado sob a perspectiva de seus avós. Em 2009, Olhos de Ressaca foi selecionado e exibido em diversos festivais, no Brasil e no exterior, recebendo importantes prêmios em nove, entre os quais os de melhor curta-metragem no Festival do Rio e no Festival Internacional de Documentário de Londres (LIDF), melhor documentário de curta-metragem no Festival Internacional Cine Las Americas (Estados Unidos), e prêmio especial do júri no Festival de Gramado.
Petra volta a repetir em Elena, a experiência de usar como matéria prima uma história extremamente pessoal, dessa vez sobre amor e perda, e transportá-la para a tela de forma delicada e poética.
O cinema tem de nos mostrar isso: nós mesmos. A história da família Costa é um pouco da história de todos nós. Todos temos alguma Elena que precisamos resgatar.

Fonte: http://literatortura.com/2013/06/03/elena-um-filme-um-documentario-ou-uma-historia-de-vida-um-poema-um-relato-ou-uma-narrativa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *