quarta-feira, 5 de junho de 2013

Dicas de leitura

Galvez, o imperador do Acre

De Márcio Souza


Lançado originalmente em 1976, este livro marcou a estreia literária do autor. É uma novela folhetinesca, com todas as suas características, humor, aventura e uma causa a ser defendida.
Sua maior qualidade é induzir o leitor a refletir, no relato de acontecimentos do passado, sobre o presente caótico da realidade brasileira e latino-americana. O livro conta a vida e a prodigiosa aventura de Dom Luiz Galvez Rodrigues de aria, nas fabulosas capitais amazônicas e a burlesca conquista do território acreano. Ambientado no fim do século XIX, mostra como o rápido avanço da revolução industrial multiplicou a demanda da borracha, motivo e fundamento do delirante "boom" amazônico, cujo monumento mais vistoso é Manaus, a Meca dos caçadores de fortuna, politiqueiros, mareiras de luxo e de outros gêneros. 



Grande Sertão Veredas
De João Guimarães Rosa

Nesta obra, o autor utiliza a linguagem própria do sertão, para que Riobaldo conte sua história. Guimarães Rosa apresenta os personagens sobre o seu próprio ponto de vista, narrando a vida de jagunço com suas características - o amor, a morte, o sofrimento, o ódio e a alegria.






Chico Mendes: Crime e Castigo
De Zuenir Ventura

Este livro é fruto de uma série de reportagens sobre a morte do seringueiro Chico Mendes, assassinado em dezembro de 1988. Zuenir voltou ao Acre dois anos mais tarde e, em outubro de 2003, completou a série de matérias sobre o líder que chamou a atenção do mundo para a luta contra a devastação da Amazônia.





Azul e lindo: Planta Terra, Nossa Casa
De Ruth Rocha

Enfatizando a importância de se cuidar bem do planeta,com uma linguagem acessível e imagens significativas, a autora criou sta bela obra que mostra para crianças como agir para que a Terra não se transforme em um ambiente hostil e impossível de viver, podendo proporcionar ás pessoas a chance de viver num planeta azul e lindo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *