quinta-feira, 20 de junho de 2013

The Ballerina Project – Emoções nas Imagens

baila

O Ballet é uma arte que é continuamente desenvolvida e aprimorada desde o século XIV. Teve sua origem a partir da disputa entre russos e italianos que visava descobrir quem tinha o melhor estilo, a técnica mais estupenda, porém somente na França as nomenclaturas e a relação dança-música seria aperfeiçoada, contando com a colaboração de figuras como Pierre Beauchamp, que foi o responsável por dar nome às cinco clássicas posições da dança.
Com todo o processo de modernização, esse estilo acabou por se estender além dos grandes teatros e integrar cada vez mais o nosso dia-a-dia. Bailarinas e bailarinos de inúmeros lugares divertem-se ao tirar fotos criativas – seja quando viajam, estão com os amigos, ou participam de festivais – misturando o cenário habitual ao estilo da arte e, normalmente, com o objetivo de postar as imagens nos seus perfis do facebook.
Nessa nova era tecnológica, pessoas se aproveitaram dessa conduta dos jovens dançarinos e decidiram profissionalizar o hobbie. Com esse contexto temos o Ballerina Project.



Dane Shitagi, fotógrafo profissional que vive em Nova York, busca evocar todos os elementos das emoções de diversas bailarinas, misturando o clássico ao cotidiano – seja nas ruas, em frente aos teatros, na praia, apoiadas em postes de faróis ou até mesmo nas estações de metrô. O projeto existe há doze anos, a página no facebook conta com aproximadamente 430 mil “likes” e as modelos integram, ou já fizeram parte, de companhias como American Ballet Theater, Boston Ballet, Birmingham Royal Ballet, Miami City Ballet, entre outras.


Ao entrar no website oficial você pode adquirir as fotos, participar de promoções que incluem combos como “uma sapatilha + 1 fotografia autografada” e ter acesso a imagens que não são postadas nas redes sociais, tudo isso apenas com uma contribuição anual de U$ 14,95.
Uma crítica antiga ao Ballet era o fato dele parecer não fazer parte do que vemos na vida real. Os álbuns de Shitagi abrem horizontes e elevam o interesse das pessoas à busca pela dança clássica, sem contar a possibilidade de admirar a perfeição das imagens.
É relatado que todas as características das fotos são pensadas minuciosamente, para destacar por completo o sentimentalismo. De fato, o resultado é incrível e não é à toa que já foram publicadas matérias sobre a iniciativa no Wall Street Journal, Huffington Post e inúmeros blogs, além de Dane ter conseguido patrocínio da Fujifilm e Sony Ericson.
Não deixe de conferir mais fotos em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *