segunda-feira, 28 de outubro de 2013

As origens de 16 criaturas fantásticas de Harry Potter

Oi galera, 
Voltei com força total e as postagens diárias. Pra voltar com tudo vim postar sobre Harry Potter e a matéria mais magnifica que achei pra quem é realmente fã. Acompanhem !

Buckbeak
Desde o primeiro livro de Harry Potter, incríveis criaturas, animais e monstros são apresentados a nós, leitores.  São tantas criaturas excêntricas, que J. K. Rowling lançou “Animais Fantásticos e Onde Habitam”, um guia sobre esses animais, com dados como habitat, alimentação e periculosidade. Mas de onde será que Rowling extraiu tantas ideias? Ela, na maioria dos casos,  inspirou–se em seres mitológicas de vários cantos do mundo, para criar essas criaturas. Está curioso? Dê uma lida abaixo:

1. Acromântula (Aaragogue)


Para quem não se lembra, a Acromântula é uma aranha de oito olhos e dotada de fala humana. Seu nome decorre da mitologia grega, na qual existia uma moça, Aracne, que desafiou Atenas afirmando que bordava melhor que a deusa. Atenas, irada, transformou Aracne em uma aranha, como punição.

2- Basilisco


O Basilisco é conhecido como o rei das serpentes. Já apareceu na Grécia Antiga, na Idade Média, na bíblia e até na cultura Viking. Na maioria dos casos, ele possui as mesmas características, nascendo de um ovo de galinha chocado por um sapo e tendo um olhar mortal. O basilisco de Harry Potter aparece em A Câmara Secreta, possuindo mais de 15 metros de comprimento e um veneno bastante poderoso.

3- Bicho Papão


Desde a época das Cruzadas, a imagem do Bicho Papão  já era utilizada para gerar medo nas crianças. Ele é um ser criado pela imaginação infantil, sendo a personificação do medo.  Na versão original de Harry Potter, ele é chamado de “boggart” – palavra inglesa que designa espíritos mal-intencionados que desaparecem com objetos -, vive em lugares escuros e se transforma no que a pessoa que o vê tem mais medo.

4- Centauro


Os centauros pertencem à mitologia grega. Metade homem, metade cavalo, a família dos centauros era dividida em duas: Os lutadores bondosos e os lutadores bestiais. Em Harry Potter, os centauros são inteligentes e orgulhosos, sendo hábeis em cura, arco e flecha, profecias e astrologia.

5- Dementador


Os dementadores saíram da cabecinha de Rowling. A autora afirma que certa vez passou por uma grande depressão, e essas criaturas acabaram sendo uma metáfora para seus problemas. Porém há comentários sobre sua semelhança com os Nâzgul, espectros que servem Sauron em O Senhor dos Anéis.

6-  Dragão


A palavra dragão é oriunda do termo grego drakôn, frequentemente usado para definir grandes serpentes.  A criatura está presente desde a antiga Mesopotâmia, onde possuía patas de leão com garras de pássaro e um corpo repleto de escamas e chifres, até na cultura oriental, na qual é associado a chuva e fertilidade dos campos. Em Harry Potter existem aproximadamente 10 espécies, as quais possuem uma periculosidade variando em uma escala de 1 a 10.

7- Duendes


Os duendes são encontrados na mitologia europeia, mas aparecem  também em lendas japonesas, indianas e coreanas. Em Harry Potter, são originalmente chamados de Goblins, sendo seres pequenos, de olhos escuros, com  orelhas pontudas que administram os bancos Gringotes, dos bruxos.

8- Elfos-domésticos


Tendo entre os seus exemplares mais fofos Dobby, os elfos domésticos são “escravos” dos bruxos, que tornam-se livres ao serem presenteados por seus “senhores” com uma peça de roupa. Eles são parecidos com o brownie, criatura escocesa que ajuda nas tarefas domésticas em casas alheias durante a noite, de maneira escondida, em troca de comida.

9- Fênix


A Fênix aparece em diversas culturas, sendo um pássaro que na mitologia grega, quando morre, entra em autocombustão e, passado algum tempo, renasce das próprias cinzas. Ela também possui lágrimas com poder curativo. Em HP, conhecemos Fawkes, a fênix de Dumbledore.

10- Fofo


Lembra do Fofo? Aquele cachorrinho grande com mau hálito e três cabeças, que guardou o local onde era armazenada a pedra filosofal? Pois bem, ele parece muito com Cérbero, o cão que guardava a entrada de Hades na Mitologia Grega.

11- Gigante


Os gigantes seres de aparência humana, mas bem maiores, também estão presentes em várias culturas e em HP. São descritos na bíblia, na Mitologia Grega, no hinduísmo, na mitologia nórdica e até nas lendas norte-americanas.

12. Grindylow


Aparecendo no torneio tribuxo em “Harry Potter e o Cálice de Fogo”, o grindylow é uma criatura com olhos enormes, pele verde e lisa, dentes afiados, vários chifres curtos, com caninos esverdeados e bem pontiagudos. Na mitologia inglesa, eles usam seus braços para sequestrar crianças que se aproximam demais da água.

13- Hipogrifo


O poeta romano Virgílio foi o primeiro a citar uma criatura com um corpo de cavalo, que possui asas e uma cabeça de águia. Hoje em dia, conhecemos essa criatura como Hipogrifo, sendo ele o fruto do acasalamento de uma égua com um grifo (corpo de leão, asas e cabeça de águia). Em HP, o mais famoso Hipogrifo é Bicuço, adotado por Sirius.

14-  Lobisomem


O Lobisomem possui raízes gregas. Em tal mitologia, existe o mito do rei Licaão, que serviu a carne de um bebê a Zeus, e este, como castigo, o transformou em lobo. Em HP, há uma poção mágica para controlar os sintomas de lobisomem: A Poção de Acônito.

15. Trasgo


Os trasgos em HP são criaturas burrinhas e grandes que se alimentam de carne crua, seja humana ou de animais. Podem também ser chamadas de troll. Nas lendas originais, eles se transformam em pedra quando expostos à luz do dia.

16. Testrálio



O testrálio em HP é a mistura de um cavalo com um dragão. Possuindo pouca quantidade de carne no corpo e escamas que o cobrem, a criatura é um pouco feinha, mas dócil e tímida. Dizem que apenas quem presenciou a morte pode vê-la. Há uma criatura celta chamada kestrel que se parece muito com o testrálio descrito por Rowling.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *