terça-feira, 26 de novembro de 2013

Já imaginou como seria aprender uma matéria na escola através de jogos?

Oi pessoal, 
sei que não ando postando,  porém tenho um motivo que anda tirando todo meu tempo, a tãããão esperada prova do SENAI. Estou estudando todo dia 4 horas por dia, só pra passar. Então desculpem a demora e falta de postagens, mas aqui vai uma quentinha. Vejam !

jogodalite

Já imaginou como seria aprender uma matéria na escola através de jogos? Pois é exatamente isso que acontece na Independence High School, na Califórnia. A professora Kip Gazer utiliza a técnica de “gamification” – que vem ficando cada vez mais conhecida nos Estados Unidos – nas aulas de Inglês que leciona aos alunos do último ano do colegial.

A técnica basicamente consiste em colocar jogos como parte integrante do processo de aprendizagem: enquanto realizavam a leitura do poema épico anglo-saxão Beowulf, os alunos da professora Gazer tiveram que elaborar jogos de tabuleiro com personagens, lugares e aventuras que eles mesmos inventaram. O uso dessa técnica tem ajudado muitos estudantes que antes consideravam a matéria como um verdadeiro bicho de sete cabeças a se interessarem mais pelo conteúdo ensinado em sala de aula; segundo Glazer: “Os alunos que costumavam dormir na minha aula agora passaram a tomar posições de liderança”.
Os jogos construídos em sala de aula estão inseridos no universo da literatura de Beowulf, mas a estrutura deles em si é baseada em Dungeons and Dragons, um RPG (“role-playing game”, ou seja, um jogo de interpretação de personagens) de fantasia medieval muito conhecido, principalmente entre adolescentes. “É como fazer com que meus alunos leiam e compreendam a literatura sem sequer perceberem que estão colocando o que aprendem em seus trabalhos”, completou a professora que, por enquanto, é a única a utilizar a técnica nessa escola. Em janeiro, Kip Gazer pretende apresentar suas formas de ensino à Liga de Escolas da Califórnia.
Como já era de se esperar, os alunos também curtem as aulas com jogos, como deixa claro a aluna Hanna Jennison: 
“Não é apenas aprender uma história pelas palavras impressas em um papel, é fazer com que essa história tome vida aos seus olhos, e é mais fácil aprender desta forma”.

Link :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *