quarta-feira, 14 de maio de 2014

Mulheres na Literatura Part.2

Oi galerinha, 
Faz tempo que não posto nada aqui, já estava morrendo de saudades, mas não esqueci de vocês não. As ultimas semanas foram corridas, término de relacionamento, estudos, conhecer novas pessoas, seminários, trabalhos, emprego, família, enfim... conciliar tudo isso estava difícil, mas agora está tudo maravilhosamente nos eixos. Exatamente por isso, voltamos falando das guerreiras da literatura, que demoraram anos pra chegar onde chegaram.

1. Alice Ruth Moore Dunbar Nelson (1875 – 1935)


              Alice foi uma jornalista, ativista política e poeta norte-americana. Ela nasceu em Nova Orleans, se graduou em 1892 e nisto começou a dar aulas em escolas públicas em sua cidade natal. A jovem mulher, como ativista, lutou pelos direitos dos negros e das mulheres.
          Não há publicações de Alice Ruth em português, mas para quem curte, há alguns trechos de seus livros na internet. Seus livros eram como diários, no qual ela contava sobre a vida das mulheres negras no final do século XIX e inicio do século XX.

2. Zitkala-Sa (1876 – 1938)


       Mulher ativista, musicista, professora e escritora. Nascida em reserva indígena em Dakota do Sul, seu nome significa "Passaro Vermelho". 
           Em um de seus livros, Zitkala defende a população nativa americana, protegendo os seus direitos.
           A universidade de Nebraska vem publicando seus livros recentemente, e a venda na internet foi proibida.

4. Ann Petry (1908 – 1997)



               Ann ficou conhecida como a primeira autora negra que vendeu cerca de um milhão de cópias em seu primeiro romance "The Street", publicado em 1946.
         Ela teve importancia absoluta na Literatura negra, pois defendeu o direito dos afro-americanos, no qual foi escrevendo que ela passou sua cultura aos outros.

5. Nathalia Crane (1913 – 1998)


              Ficou famosa por escrever seu primeiro livro de poesias aos 10 anos de idade. Nathalia antes dos seus livros tinha seus poemas publicados no New York Times. Um dos seus romances mais famosos é "The Sunken Garden".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *