quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Livros infantis que discutem gênero e orientação sexual

Fala galerinha, quanto tempo!

Voltei com um tema polemico: gênero, orientação sexual e crianças!

Quando eu era criança, sempre esperava achar alguém como eu (lésbica), com uma família cristã, eu nunca tive nenhum exemplo de representatividade até entrar na 8ª série. Nessa idade, eu já sabia o que eu era mesmo não me aceitando, mas como falar isso para meus pais? Tudo que eu sempre quis, foi saber que a literatura estava do meu lado, afinal eu me escondia nos livros e na música, então, quando eu vejo esse tema, sempre fico empolgada e querendo comprar, espero que essa matéria empolgue vocês também! 

1- Olívia Tem Dois Papais - Márcia Leite



A curiosa menina Olivia tem dois pais. Um brinca de bonecas com ela; o outro sabe cozinhar. Ela fica intrigada com isso. Surge outra dúvida: Quem vai lhe ensinar a usar maquiagem e salto alto se nenhuma mulher mora com eles três?

2- Do Jeito que a Gente É - de Márcia Leite


O adolescente Chico quer assumir para a família que é gay. Béa detesta sua aparência e quer aprender a se aceitar. A história dos dois personagens é contada com sensibilidade, leveza, emoção e sem clichês.

3- Meus Dois Pais - Walcyr Carrasco


O pai e a mãe de Naldo vão se divorciar. O garoto vai morar com o pai e um amigo dele, Celso, embora todo mundo seja contra isso. Tudo vai muito bem até dizerem para Naldo que seu pai é gay. Ele fica desnorteado, mas uma conversa resolve a situação: o menino entende que isso não muda o amor do pai por ele. 

4- A História de Júlia e Sua Sombra de Menino - Christian Bruel, Anne Galland e Anne Bozellec



Os pais de Júlia não gostam nada, nada dos modos da filha: dizem que ela se parece com um menino em tudo que faz. Quando a sombra de Júlia fica igualzinha a de um menino, ela se sente triste e começa a questionar sua identidade.

5- Amor Entre Meninas - Shirley Souza


Com leveza e dinamismo, a autora responde diversos questionamentos sobre sexualidade que garotas fazem a si mesmas na adolescência. Achar uma pessoa do mesmo sexo bonita não significa que você é gay. E, se for, fique tranquila: tem nada de errado nisso.

6- Tal Pai, Tal Filho - Georgina Martins


Um menino decide se tornar bailarino, mas, para isso, precisa enfrentar o preconceito de seu próprio pai, que sempre lhe contou histórias de homens "cabras-machos" de sua terra.


Bom galera, espero que tenham gostado, porque eu adorei saber desses livros! 

Beijosss! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale Conosco!

Nome

E-mail *

Mensagem *